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Dúvidas Frequentes

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Buscamos com o nosso corpo médico as perguntas mais frequentes das pacientes.

Veja algumas delas e suas respostas:

É cobrada alguma taxa para o acompanhante assistir ao parto?

Não. Trata-se de um serviço sem custo, oferecido pela Maternidade.

Para que meu marido possa assistir ao parto, é necessário algum documento específico, meu médico precisa autorizar? Se sim, com que antecedência?

Não é necessário autorização prévia do médico. No momento em que a paciente der entrada no Centro Obstétrico o(a) médico(a) será questionado(a) e, havendo possibilidade será autorizado a entrada do acompanhante, que poderá entrar com uma câmera compacta para filmar e fotografar.

O Hospital dispõe de serviço de foto e filmagem?

Sim, Dispomos de uma equipe terceirizada, formada por mulheres que estão a disposição do Cliente 24hs na Maternidade.

A solicitação pelo serviço é no momento da internação, onde o cliente irá conversar com a funcionária da empresa, ler e assinar o contrato.

A filmagem completa: filma o parto, duas visitas no quarto em dias diferentes e a alta da paciente.

A filmagem simplificada: filma o parto e a alta da paciente.

Posso contratar uma empresa para filmar meu parto?

O acesso ao Centro Obstétrico é restrito. Somente a empresa credenciada ou um acompanhante indicado pela parturiente poderá entrar com uma câmera compacta para filmar fotografar. Não se trata de nenhuma reserva de mercado e sim de segurança.

A Maternidade disponibiliza uma foto do bebê na internet?

Sim, trata-se de um serviço adicional (particular). A foto do RN é realizada no dia seguinte ao nascimento, exceto quando este ocorrer aos sábados e no dia anterior aos feriados, quando então ocorrerá no primeiro dia útil subseqüente. Fica disponível no site por até 45 dias.

Informamos que não fotografamos os bebês que se encontram em UTI ou em fototerapia.

A solicitação do serviço deverá ser por escrito.

É necessário levar roupa de cama e banho para o acompanhante?

A maternidade fornece roupa de cama e banho para o acompanhante.

Solicitamos que tragam produtos de higiene pessoal (shampoo, sabonete, creme dental etc.)

O Hospital e Maternidade Santa Joana dispõe de estrutura para parto Humanizado?

As pacientes em trabalho de parto, que desejam um parto normal (gestantes com IG acima de 37 semanas) são atendidas na Suíte de Parto Normal - LDR Labour Delivery Room, onde a parturiente é acompanhada pelas enfermeiras obstetras, um acompanhante de sua escolha, equipe de enfermagem e o obstetra responsável pela sua internação. A conduta durante o trabalho de parto é sob orientação de seu obstetra. A Suíte para parto é individual, onde a parturiente terá toda privacidade com o acompanhante e logo após o nascimento, a nossa rotina é amamentar o RN após liberação do Neonatologista.

É necessário verificar com o seu obstetra se ele realiza o parto humanizado.

Vou utilizar a maternidade pelo convênio e o obstetra de forma particular. Gostaria de saber se neste caso o convênio irá cobrir os demais profissionais médicos da Maternidade ou se terei que arcar com os horários dos mesmos.

Toda e qualquer informação relacionada a coberturas do convênio, deverão ser tratadas diretamente com o mesmo, visto que estas coberturas dependerão da apólice de cada associado.

A Maternidade dispõe de um grupo de enfermeiras preparadas para auxiliar na amamentação? Como é esse trabalho?

Sim, dispomos de uma equipe multidisciplinar, com foco no binômio(mãe e bebê) desde as primeiras horas de vida até o momento da alta hospitalar. Essa assistência é prestada na acomodação.

Alem disso, durante o evento Semana Mundial da Amamentação promovemos palestras educativas abertas ao público.

O Hospital fura orelhas do Recém nascido?

Não dispomos deste serviço, para evitar risco de infecção.

O Hospital permite a presença de uma Doula no momento do parto?

Sim, a doula deverá se cadastrar na maternidade. A presença dela é sempre autorizada após contato da diretoria de relacionamento médico e com o obstetra responsável pela paciente.

Após autorização faremos contato para orientá-la quanto às regras que deverão ser seguidas dentro do ambiente cirúrgico, onde reforçamos que: em nenhum momento ela estará envolvida no procedimento técnico, não sendo autorizada a realizar manobras invasivas.

Salientamos que é permito a entrada de um acompanhante, além da doula já autorizada.

Contatos para cadastro da doula: Telefone (11) 5080-6080, e-mail                                     diretoriamedicacomercial@hmsj.com.br.

Como faço para doar leite Materno?

Para doação de leite é necessário que a mãe esteja amamentando o seu filho, sendo que o leite doado deve ser apenas o excedente. O nosso banco de leite irá indicar um local que possui estrutura para retirar o leite na casa da doadora e fornecer todo o material necessário. Para maiores informações orientamos a nos contatar através do telefone (11) 5080-6062.

O Hospital realiza pré Natal e consultas ambulatoriais?

Não. Dispomos de pronto atendimento para urgências e emergências na especialidade de ginecologia e obstetrícia.

Não dispomos de outras especialidades.

Meu parto será agendado. Corro o risco de chegar no dia e não ter quarto disponível?

Pode não haver acomodação disponível no ato da internação, porém, o HMSJ trabalha com altas que ocorrem diariamente e após o horário destas altas, que ocorre na grande maioria no período da manhã, as acomodações (apartamentos ou enfermarias) são liberadas, higienizadas e disponibilizadas para os clientes que estão aguardando.

Há possibilidade de reservar a acomodação?

Não, a acomodação será verificada no momento da internação de acordo com a disponibilidade.

Tenho plano enfermaria e gostaria e saber se há possibilidade de optar por uma acomodação superior.

Sim, opção pela acomodação superior é feita no momento da internação e o pagamento no momento da alta, em dinheiro ou cheque. No caso de pagamento em cheque poderá ser parcelado em até 3 vezes, ato 30 e 60 dias.

Informamos que nos casos de solicitação de diferença de acomodação serão cobrados diferença de Honorários Médicos.

Informações sobre os valores em nossa Central de Atendimento de segunda à sexta, das 8h00 às 20h00 e aos sábados das 8h00 às 12h00, através do telefone 5080-6000 opção 2.

Vi que no site tem dois tipos de apartamento e uma suíte. O meu plano é apartamento, qual é o que tenho direito?

Dispomos de um único apartamento, devido a estarmos em processo de reforma, há alguns apartamentos já revitalizados e apartamentos que ainda não passaram pelo processo de revitalização. Entretanto, não há diferenciação referente ao convênio, a internação ocorrerá naquele que estiver disponível no momento. Caso desejar, poderá solicitar a transferência tão breve haja disponibilidade. A acomodação Suíte não é coberta pelos convênios e o diferencial de valores é pago no particular.

No caso de solicitação de diferença de acomodação, quando parto gemelar é cobrado o valor dobrado em relação aos honorários e a diária?

Não.

Gostaria que o Hospital me indicasse um médico.

Por uma questão de ética, não indicamos médicos. Neste caso orientamos a ligar na central do convênio.

O Hospital dispõe de um Plano para quem não tem convênio, ou está em carência?

Sim, dispomos de um Plano Maternidade, voltado às pacientes nestas condições ou até mesmo àquelas que têm convênio, mas o plano não atende na Maternidade.

Trata-se de um valor diferenciado em relação à tabela particular, direcionado às pacientes com gestação de feto único e contempla a conta Hospital. O contrato deverá ser fechado entre o 4º e 8º mês de gestação.

O objetivo é que o parto esteja quitado no momento da internação.

Informações sobre os valores em nossa Central de Atendimento de segunda à sexta, das 8h00 às 20h00 e aos sábados das 8h00 às 12h00, através do telefone 5080-6000 opção 2.

Gostaria de saber se o hospital dispõe de serviço para visitar e conhecer a Maternidade.

Sim. O agendamento pode ser feito direto no site (clique aqui), de acordo com as datas e horários disponíveis.

Como faço para solicitar prontuários ou segunda via de documentos, exames, etc?

As solicitações devem ser feitas por escrito, via fax, e-mail ou pessoalmente através da área de Relacionamento com o Cliente

O Serviço de Arquivo Médico (SAME) entrará em contato com o Cliente para informar a data que a documentação estará disponível para retirada.

A retirada deverá ser feita na Recepção Social do Hospital situada a Rua do Paraíso 432 das 8h00 às 17h00 de segunda a sexta (com o próprio SAME).

O solicitante deverá apresentar documento original com foto ou cópia autenticada para retirada da documentação. No caso da retirada ser efetuada por terceiros, este deve estar munido de procuração com firma reconhecida e documento original com foto ou cópia autenticada.

A retirada efetiva da documentação se dará apenas após o recibo de pagamento das cópias.

Nos casos de Recém-nascidos, somente o pai ou a mãe, podem retirar os documentos, munidos de documento original com foto e certidão de nascimento do RN ou cópias autenticadas.

O hospital dispõe de Estacionamento?

Sim, o estacionamento (Amira Park) é terceirizado e fica localizado na Rua do Paraíso, 432 (subsolo do Hospital).

Informações sobre valores através do telefone 5080-6061

Quais as formas de pagamento?

Aceitamos pagamentos em dinheiro ou cheque.

O Hospital dispõe de serviço de cartório para registrar os bebês?

Sim, dispomos de um posto do cartório localizado a Rua Dr. Eduardo Amaro, 152 12º andar.

O atendimento de segunda a sexta das 09h00min as 16h00min horas e aos sábados das 09h00min as 11h00min horas, exceto domingos e feriados.

Para o registro do bebê é necessário RG do casal e certidão de casamento, quando casados e a DNV entregue pela secretaria do Hospital.

O Hospital realiza Circuncisão?

Não realizamos no momento do parto, somente posteriormente no Centro Cirúrgico.

O que é necessário para ter o bebê no Hospital Santa Joana, quais são as informações mais importantes, o que preciso saber etc?

1 - Verificar se atendemos o convênio da paciente
2 - Se o obstetra é cadastrado
Parto Cesárea: o agendamento é feito pelo obstetra que informará à paciente, data, horário e preparo.
A paciente deverá comparecer ao setor de internação com 3 horas de antecedência do horário agendado, com os objetos pessoais e documentação.
Parto normal: ao sentir os sinais de parto, a paciente deverá se dirigir ao nosso pronto atendimento, onde irá passar por avaliação com a equipe de plantão, se for constatado o momento do parto, entraremos em contato com o obstetra da paciente.