porque Santa Joana

Controle de Infecção Hospitalar

Tamanho do Texto:

O Hospital e Maternidade Santa Joana prioriza a saúde da mãe e bebê, por isso, possui uma Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), que é muito atuante e presente em todas as áreas, e que está embasada em normas brasileiras e órgãos internacionais reconhecidos no mundo inteiro. As melhores práticas de prevenção são adotadas aqui.

Há uma comparação entre os índices do Santa Joana e de hospitais de referência no Brasil e no mundo para implantar novas medidas. O índice de infecção hospitalar aqui é de 0,3%, o que é baixíssimo se comparado à média nacional de 2,8%, isso é, 9 vezes menor que a média nacional.

Diário de São Paulo - Hospital e Maternidade Santa Joana tem o menor índice Infecção Hospitalar.

O controle de infecção hospitalar permeia diversas atividades dentro da instituição e segue algumas normas específicas e obrigatórias da Vigilância Sanitária e outras implantadas pelo próprio processo de qualidade e através de trabalhos científicos publicados.

Há vigilância dos serviços chamados críticos, como UTI neonatal, UTI adulto, centro cirúrgico e centro obstétrico.

Na UTI neonatal, que é a mais crítica, há uma monitoração diária. Esse controle fornece alguns dados que ajudam a Comissão a analisar as estatísticas mensais e permite a implementação de medidas preventivas para diminuir a taxa de infecção no hospital como um todo.

Controle de infecção hospitalar

A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar tem um vínculo estreito com a Central de Materiais de Esterilização, responsável pela esterilização de materiais, outro processo importante na prevenção das infecções.

A nossa Central de esterilização é uma das maiores da America Latina e referencia internacional.

Apesar do segmento de diversas normas para as medidas preventivas de infecção, a Comissão não deixa de valorizar a humanização dos nossos pacientes, tentando sempre oferecer segurança, profissionalismo e carinho, especialmente no cuidado da mãe e do bebê. O contato direto saudável entre mãe e bebê propicia a troca de anticorpos e proteção contra infecções, assim como o estímulo ao aleitamento materno.

Controle de infecção hospitalar

Comitê de Qualidade Interna
O Hospital e Maternidade Santa Joana realiza uma série de medidas para prestar a melhor assistência aos pacientes, entre elas, criou um Comitê da Garantia da Qualidade, que realiza auditorias internas periodicamente para verificar se as medidas sugeridas para melhorar a assistência e a segurança dos pacientes foram implementadas e, se as mesmas estão apresentando os resultados esperados.

Além disso, o Comitê da Garantia da Qualidade monitora, entre outros, a qualidade de registros nos prontuários clínicos, a prevenção de riscos, as melhorias contínuas e inovação dos processos, os performances assistenciais e administrativos e, o envolvimento dos profissionais da Instituição.