Porque Santa Joana

Tamanho do Texto:

Internação





Porque Santa Joana?
Por que tantas mulheres elegem nossa maternidade para vivenciar aqui um dos momentos mais importantes da sua vida?

Referência nos cuidados com bebês prematuros e de alto risco

- Temos uma das mais importantes estruturas de UTI Neonatal do Brasil, especializada no atendimento a bebês prematuros e de alto risco, formada por professores e especialistas renomados da Neonatologia.
- Apesar dessa relevância em caráter nacional, constantemente ampliamos e modernizamos nossa UTI, além de continuamente promovermos a atualização científica de nossos profissionais.
– O menor bebê nascido no Estado de SP chegou ao mundo no Santa Joana, com apenas 395 gramas.
- É nosso o maior número de atendimento a bebês prematuros na rede privada. Em média, cuidamos de mais de 200 bebês prematuros nascidos com menos de 1.500g, o equivalente ao tamanho da palma da mão.

Reconhecimento como uma das maiores autoridades na saúde da mãe e do bebê

- Somos reconhecidos pela comunidade médica internacional e participamos de pesquisas médicas com renomadas instituições americanas como a Universidade de Washington e Stanford (EUA), e a Universidade de Bruxelas, na Bélgica.
- Fazemos parte da rede internacional Vermont-Oxford, que permite a comparação dos resultados conquistados na assistência de recém-nascidos menores de 1.500g entre 1.000 Unidades de Terapia Intensiva Neonatais no mundo.
- Ano após ano, os indicadores do Hospital e Maternidade Santa Joana situam-se entre os melhores da rede, confirmando nosso alto grau de excelência, inclusive na comparação com países industrializados.

Segurança

- Ao nascer, o bebê recebe três pulseiras de identificação com códigos de barra (duas nas pernas e uma no pulso).
- O bebê será sempre transportado pela mesma enfermeira do turno vigente e, ao acompanhá-lo no seu quarto e no berçário, ela utilizará um palm top para conferir as pulseiras.
- No momento da alta, uma enfermeira carrega o bebê e só o libera para saída após a segurança conferir com palm top as pulseiras da mãe e do bebê.

Um dos menores índices de infecção do Brasil

- Apresentamos um dos menores índices de infecção hospitalar do Brasil, nove vezes menor que a média nacional.
- Possuímos uma das maiores centrais de esterilização do País.

Maior banco de leite do Brasil

- Sendo uma referência nos cuidados com bebês prematuros, o Santa Joana oferece um serviço especializado para atender as mães com bebês internados na UTI Neonatal.
- O objetivo é garantir a qualidade da coleta e o armazenamento correto do leite materno, para utilização dos bebês prematuros, pois muitos ainda não são capazes de sugar o seio da mãe.
- Com nosso banco de leite humano, o maior da América Latina, garantimos o acesso de todos os bebês internados na nossa UTI ao leite materno.
- Após a inauguração do novo complexo do Hospital e Maternidade Santa Joana, em 2011, o banco de leite passou por uma ampliação e reformulação.
- Na nova estrutura, o leite coletado é oferecido aos prematuros com alimentação liberada; quando ainda não há essa liberação, o Banco de Leite Humano faz a pasteurização para utilização posterior.
- Após passar por todo o processo de qualidade, esse leite poderá permanecer congelado e armazenado por até seis meses.

Espaço Família

- A chegada de um bebê é um verdadeiro acontecimento para a família. Pensando em reunir as pessoas mais próximas da mamãe e do papai nesse momento, o Hospital e Maternidade Santa Joana concebeu o Espaço Família, agregado a seu Centro Obstétrico.
- Seis salas permitem aos familiares acompanharem o momento do parto, graças a um vidro especial que se torna transparente ao comando da equipe médica, respeitando os critérios de privacidade do procedimento cirúrgico.