Porque Santa Joana

Tamanho do Texto:

Internação





Eleita seis vezes a melhor maternidade
Fomos eleitos por seis anos consecutivos como a melhor maternidade do país no prêmio Hospital Best.

Por que tantas mulheres elegem nossa maternidade para vivenciar aqui um dos momentos mais importantes da sua vida?

Referência nos cuidados com bebês prematuros e de alto risco

- Temos uma das mais importantes estruturas de UTI Neonatal do Brasil, especializada no atendimento a bebês prematuros e de alto risco, formada por professores e especialistas renomados da Neonatologia.
- Apesar dessa relevância em caráter nacional, constantemente ampliamos e modernizamos nossa UTI, além de continuamente promovermos a atualização científica de nossos profissionais.
– O menor bebê nascido no Estado de SP chegou ao mundo no Santa Joana, com apenas 395 gramas.
- É nosso o maior número de atendimento a bebês prematuros na rede privada. Em média, cuidamos de mais de 200 bebês prematuros nascidos com menos de 1.500g, o equivalente ao tamanho da palma da mão.

Reconhecimento internacional como uma das maiores autoridades na saúde da mãe e do bebê

- Somos reconhecidos pela comunidade médica internacional e participamos de pesquisas médicas com renomadas instituições americanas como a Universidade de Washington e Stanford (EUA), e a Universidade de Bruxelas, na Bélgica.
- Fazemos parte da rede internacional Vermont-Oxford, que permite a comparação dos resultados conquistados na assistência de recém-nascidos menores de 1.500g entre 800 Unidades de Terapia Intensiva Neonatais no mundo.
- Ano após ano, os indicadores do Hospital e Maternidade Santa Joana situam-se entre os melhores da rede, confirmando nosso alto grau de excelência, inclusive na comparação com países industrializados.

Segurança

- Ao nascer, o bebê recebe três pulseiras de identificação com códigos de barra (duas nas pernas e uma no pulso).
- O bebê será sempre transportado pela mesma enfermeira do turno vigente e, ao acompanhá-lo no seu quarto e no berçário, ela utilizará um palm top para conferir as pulseiras.
- No momento da alta, uma enfermeira carrega o bebê e só o libera para saída após a segurança conferir com palm top as pulseiras da mãe e do bebê.

Um dos menores índices de infecção do Brasil

- Apresentamos um dos menores índices de infecção hospitalar do Brasil, nove vezes menor que a média nacional.
- Possuímos uma das maiores centrais de esterilização do País.

Maior banco de leite do Brasil

- Sendo uma referência nos cuidados com bebês prematuros, o Santa Joana oferece um serviço especializado para atender as mães com bebês internados na UTI Neonatal. - O objetivo é garantir a qualidade da coleta e o armazenamento correto do leite materno, para utilização dos bebês prematuros, pois muitos ainda não são capazes de sugar o seio da mãe.
- Com nosso banco de leite humano, o maior da América Latina, garantimos o acesso de todos os bebês internados na nossa UTI ao leite materno.
- Após a inauguração do novo complexo do Hospital e Maternidade Santa Joana, o banco de leite passou por uma ampliação e reformulação.
- Na nova estrutura – que conta com a dedicação de quase trinta profissionais – o leite coletado é oferecido aos prematuros com alimentação liberada; quando ainda não há essa liberação, o Banco de Leite Humano faz a pasteurização para utilização posterior.
- Após passar por todo o processo de qualidade, esse leite poderá permanecer congelado e armazenado por até seis meses. Em 2011, coletamos mais de 4.000 litros de leite humano.

Espaço Família

- A chegada de um bebê é um verdadeiro acontecimento para a família. Pensando em reunir as pessoas mais próximas da mamãe e do papai nesse momento, o Hospital e Maternidade Santa Joana concebeu o Espaço Família, agregado a seu Centro Obstétrico.
- Seis salas permitem aos familiares acompanharem o momento do parto, graças a um vidro especial que se torna transparente ao comando da equipe médica, respeitando os critérios de privacidade do procedimento cirúrgico.

Certificações de Qualidade

- Somos certificados pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), por meio do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), com o nível 3 (Excelência), grau máximo fornecido pela ONA, que atesta a qualidade dos serviços prestados. Com isso, nos tornamos a primeira maternidade do país a receber este nível de performance.
- Atualmente, o Hospital e Maternidade Santa Joana está em processo para obter também a certificação internacional da Joint Comission Internation (JCI).