Imprensa

Tamanho do Texto:

Novidades do mês de Abril 2012

05/04/2012

Ingerir café na gravidez não afeta sono do bebê

Pesquisa afirma que não há relação entre a bebida e a insônia em crianças

O consumo de cafeína entre as grávidas parece não afetar os hábitos de sono de seus recém-nascidos, indica uma pesquisa feita pela Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul, publicada na revista Pediatrics. Segundo os autores do estudo, é muito comum em recém-nascidos os despertares noturnos e alguns especialistas sustentavam a hipótese de que o consumo de cafeína na gravidez poderia ser responsável por essa interrupção do sono.

A equipe acompanhou mais de 4.200 crianças nascidas em 2004, além de avaliar a quantidade de cafeína ingerida pelas mulheres antes e depois do parto com base no consumo de café e chá mate. Todas as mães foram entrevistadas no hospital imediatamente após o parto e três meses depois, para avaliar seus hábitos de beber cafeína.

Bebedoras de café pesadas foram definidas como aqueles que consumiram 300 miligramas ou mais de cafeína por dia. Os recém-nascidos foram examinados no nascimento e após três meses de vida, por meio de um questionário respondido pelas mães sobre o total de horas dormidas pelo bebê e a quantidade de vezes que ele acordou.

Os pesquisadores descobriram que 14% dos bebês acordavam com frequência durante a noite. Não houve evidências, entretanto, de que o consumo de cafeína, em qualquer nível particular, esteja ligado a esses padrões de sono entre as crianças. Apesar dos resultados, nutricionistas lembram que é importante beber café sem exageros - três xícaras de café por dia é o máximo a ser consumido.

Oito truques para o bebê dormir tranquilamente

Uma noite tranquila para o bebê depende de uma série de hábitos, em especial a rotina. "O bebê tem que dormir cedo, acordar cedo, sair ao ar livre, brincar, além de manter horários regulares de alimentação e deixar atividades mais excitantes para o começo do dia", ensina a pediatra Clery Bernardi Gallacci, do Hospital e Maternidade Santa Joana, em São Paulo. Confira os truques para com que o bebê durma tranquilamente:

Ligue o som

Sons suaves são uma boa arma na hora de colocar o pequeno para dormir. "A música pode ajudar a relaxar", conta Clery Bernardi Gallacci. Mas, assim que ele adormecer, o ideal é que os sons cessem, já que isso pode atrapalhar o desenvolvimento do sono do bebê.

Não leve o bebê para a cama do casal

"A cama do casal não oferece a posição ideal para o bebê dormir, já que a cabeceira do berço deve ser mais elevada, para evitar que ele tenha refluxo", conta a pediatra Alessandra Cavalcante, do Hospital São Luiz em São Paulo. Além disso, existe o perigo do adulto rolar por cima do pequeno durante o sono. "O bebê tem que ter o ambiente dele desde o começo, senão fica mais difícil tirar esse vício de dormir com os pais mais tarde", justifica a profissional.

Dê uma última mamada antes de dormir

Para evitar que o bebê acorde com fome, a mãe pode amamentar antes de ele dormir. "Essa fome no meio da noite acontece porque leite materno é um alimento de fácil digestão", afirma a pediatra Alessandra. Um bom horário para amamentar o pequeno é das 22h às 23h, antes que ele pegue no sono.

Deixe-o adormecer em seu berço

Nada de deixar que o bebê durma em seu colo. "O ideal é que ele durma sozinho já no berço, na posição adequada, senão ele acostuma a dormir no colo", alerta Alessandra. Se ele se acostumar a dormir no colo, será difícil fazê-lo adormecer da maneira correta, que é no berço.

Deixe o ambiente pouco ou nada iluminado

Para que o bebê durma tranquilamente, o ideal é que o quarto esteja muito pouco ou nada iluminado. Se for necessário algum tipo de iluminação, que seja apenas uma lâmpada de tomada ou um abajur de luz baixa.

Aposte em pijaminhas confortáveis

Para que o bebê durma tranquilamente, é importante que as roupas também sejam confortáveis. "Prefira um pijaminha de algodão sem muitos botões e evite peças que possam sufocar ou machucar o pequeno, como roupas com elásticos muito apertados na cintura", aconselha a pediatra Alessandra.

Combata os gases

Principalmente nos três primeiros meses de vida, é comum que as cólicas de gases atrapalhem o bem-estar do bebê, incomodando também na hora de dormir. Se o bebê, que depende puramente do leite materno, estiver sofrendo com o problema, a mãe deve evitar o abuso de alimentos muito condimentados ou gordurosos, além de refrigerantes e leite e derivados.

Dê banho nele antes de dormir

Relaxar é a palavra de ordem - e nada melhor do que um banho para cumprir essa tarefa. "O banho ajuda bastante o bebê a ficar mais tranquilo", afirma Alessandra. A pediatra lembra que os banhos não precisam de muito requinte, mas, se os pais quiserem inovar, existem mini-ofurôs e baldes de banho que permitem que o bebê fique mais tempo relaxando.

Voltar

Prezado jornalista, entre em contato com a nossa assessoria de imprensa Máquina da Notícia. Os telefones são:

Adriana Pedroso

Tel.: 3147-7456

Cel.:(11) 97439-2140

adriana.pedroso@grupomaquina.com

Camila Duran

Tel.: 3147-7929

camila.duran@grupomaquina.com

Renata Asprino

Tel.: 3147-7389

Cel.: (11) 98644-4740

renata.asprino@grupomaquina.com