Imprensa

Tamanho do Texto:

Novidades do mês de Abril 2012

26/04/2012

Gestantes devem prevenir doenças típicas da estação

Não há organismo que resista às mudanças bruscas de temperatura e ao clima seco, característicos dessa época do ano. Acontece que, na grávida, uma crise de asma, rinite, sinusite ou um simples resfriado pode perturbar em dobro, já que existe restrição de uso de medicamentos durante os nove meses. Pensando nisso, especialistas do Hospital e Maternidade Santa Joana, em São Paulo, reuniram orientações para as barrigudas, visando prevenir as enfermidades mais frequentes no outono ou atenuar seus efeitos colaterais. Segundo a obstetra Carla Ferreira Kikuchi, o trato respiratório costuma ser o principal alvo de encrencas. “É importante uma orientação do médico para avaliar a necessidade de medicamentos. Geralmente, repouso relativo e hidratação são os procedimentos mais recomendados”, explica.

A vacinação contra a gripe é outra medida indispensável para quem espera um bebê. “A imunização diminui a chance de complicações, inclusive de sinusite e pneumonia”, avisa Carla. O recém-nascido também se beneficia, ficando imune nos primeiros seis meses de vida. E não há desculpa para se esquivar da picada, já ela não costuma provocar efeitos colaterais.

No caso de asma e rinite, o acompanhamento do obstetra e do pneumologista é indispensável, não só no que se refere à eventual prescrição de medicamentos, mas para orientar sobre medidas de controle ambiental. “O objetivo é minimizar o contato com alérgenos – ácaros e odores fortes – e as mudanças bruscas de temperatura”, explica a médica.

Alimentação balanceada, boa qualidade de sono e prática de exercícios físicos também contribuem para um sistema imunológico equilibrado, o que reduz a vulnerabilidade do organismo. Evitar locais com aglomeração de pessoas e ambientes fechados, que favorecem a transmissão de micro-organismos, é outra estratégia para preservar a saúde durante a gestação.

Confira a lista de doenças mais frequentes no outono e suas principais características:

PRINCIPAIS DOENÇAS – OUTONO

Agencia Transmissão Sintomas
Resfriado Vírus Perdigotos (gotículas de saliva) Coriza, espirros e tosse
Gripe Vírus Perdigotos(gotículas de saliva) Coriza, espirros, tosse, febre, indisposição e dores no corpo
Bronquite e asma Alérgenos e infecções respiratórias Não transmissível Falta de ar, tosse e chiado
Pneumonia Vírus ou bactéria Perdigotos Tosse, febre, falta de ar, expectoração e dor torácica
Rinite Alérgenos e mudança de temperatura Alérgenos e mudança de temperatura Coriza, espirros, congestão nasal, lacrimejamento e prurido ocular
Voltar

Prezado jornalista, entre em contato com a nossa assessoria de imprensa Máquina da Notícia. Os telefones são:

Adriana Pedroso

Tel.: 3147-7456

Cel.:(11) 97439-2140

adriana.pedroso@grupomaquina.com

Camila Duran

Tel.: 3147-7929

camila.duran@grupomaquina.com

Renata Asprino

Tel.: 3147-7389

Cel.: (11) 98644-4740

renata.asprino@grupomaquina.com