Imprensa

Tamanho do Texto:

Novidades do mês de Abril 2012

26/04/2012

Excesso de exercícios pode prejudicar a fertilidade


Foto: Shutterstock/Terra

A prática de exercícios físicos em excesso pode alterar temporariamente a fertilidade tanto do homem quanto da mulher

A prática de exercícios físicos de maneira exagerada pode alterar temporariamente a fertilidade tanto do homem quanto da mulher. Segundo Vamberto Maia Filho, ginecologista e coordenador médico do Centro de Reprodução Humana do Hospital e Maternidade Santa Joana, de São Paulo, o fenômeno acontece porque o excesso de exercícios faz com que o organismo libere altas doses de endorfina.

A endorfina, quando produzida em grande quantidade, inibe os hormônios que fazem a mulher ovular. Quando a mulher começa a ter dificuldades para ovular, automaticamente ela não consegue engravidar, explica o médico.

No caso do homem, a endorfina pode atrapalhar a produção de espermatozoides. Como a quantidade de espermatozoides cai, diminuem também as chances de engravidar a parceira.

Volta da fertilidade

A boa notícia é que esse é o tipo de causa de infertilidade é reversível. Quando o atleta para com a atividade física em excesso, se não houver nenhum outro fator de infertilidade, ele pode gerar filhos novamente, diz Maia Filho.

Isso acontece porque aquele excesso de endorfina no organismo deixa de existir e tanto a ovulação quanto a produção de espermatozoides voltam ao normal.

O médico ressalta que, no caso das mulheres, elas precisam ficar mais atentas por conta da idade, que também é um fator potencial de infertilidade. Temos de lembrar que os óvulos têm um processo de degeneração própria, fenômeno que vai acontecendo conforme a mulher fica mais velha, esclarece. Uma mulher que ficou dez anos sem ovular, por conta dos exercícios, sofre com o envelhecimento dos óvulos como qualquer outra. Por isso, ela precisa ficar atenta a isso, alerta o ginecologista.

Cross Content
Especial para o Terra

Voltar

Prezado jornalista, entre em contato com a nossa assessoria de imprensa Máquina da Notícia. Os telefones são:

Adriana Pedroso

Tel.: 3147-7456

Cel.:(11) 97439-2140

adriana.pedroso@grupomaquina.com

Camila Duran

Tel.: 3147-7929

camila.duran@grupomaquina.com

Renata Asprino

Tel.: 3147-7389

Cel.: (11) 98644-4740

renata.asprino@grupomaquina.com