Internação

Passo a Passo na Maternidade

Tamanho do Texto:

O seu parto poderá ser agendado (procedimento eletivo previamente marcado pelo médico no Santa Joana). Solicite informação no convênio, consultório médico ou no próprio Santa Joana se a autorização para internação deve ser solicitada previamente antes do dia da internação ou no ato da internação.

Passo a passo na maternidade

O seu parto também poderá ocorrer através de admissão via Pronto Atendimento (não agendado previamente). Nestes casos a solicitação de liberação de internação junto ao convênio é feita pelo Setor de Internação.

Para realizar a internação é necessário apresentação dos seguintes documentos:

1. RG e CPF ou CNH
2. Se for casada e os documentos não estiverem com o nome atualizado apresentar certidão de casamento
3. Carteirinha do convênio
4. Relatório do médico solicitante (para agendadas)
5. Autorização concedida pelo convênio ou número de protocolo de liberado (para pacientes que necessitem de autorização prévia)
6. Carteira Profissional (clientes do convênio Intermédica)
7. Para pacientes menores de 18 anos - acompanhante deve apresentar documentos para ser o responsável pela internação.

Após a finalização do procedimento de internação a paciente será identificada com duas pulseiras no punho contendo os seus dados pessoais, e encaminhada à sala de acolhimento e depois para o pré parto, no Centro Obstétrico.

O encaminhamento para o Centro Obstétrico poderá ser feito pelo Pronto Atendimento, quando em trabalho de parto, ou pela unidade de internação, quando o parto eletivo (previamente agendado pelo médico).

No pré parto I, uma funcionária da enfermagem, que irá admitir a paciente no setor, será responsável por verificar os sinais vitais da paciente, completar seu prontuário com os impressos necessários, registrar a digital do polegar na ficha do berçário e na DNV (Declaração de Nascido Vivo), confeccionar as três pulseiras para identificação do bebê, e realizar a paramentação adequada com camisola, avental, touca e para os pés.

Passo a passo na maternidade

Se o parto for cesárea e a mãe não necessitar de repouso ou medicações, permanecerá na sala de espera do Pré parto I e no horário agendado pelo médico será encaminhada para a sala de parto. Após o nascimento do bebê, ele será identificado na presença da mãe com uma das pulseiras previamente conferidas. As outras duas serão colocadas na sala onde o bebê estará recebendo os primeiros cuidados.

Depois de avaliado e identificado, o bebê retornará para a sala de parto para ser apresentado a mãe e seu acompanhante, e depois encaminhado para o Berçário Admissional, onde permanecerá 2 (duas) horas em observação.

Após o término do seu parto, a paciente será encaminhada para a sala de recuperação pós anestésica (RPA), onde será monitorizada e medicada conforme a prescrição médica. A alta ocorre após duas horas.

É importante salientar, que a identificação da mãe e bebê será sempre conferida em todos os setores.

Após a liberação do Berçário Aquecido, o bebê será levado pela profissional de enfermagem até a acomodação da mãe onde ocorrerá a primeira mamada e as primeiras orientações quanto aos cuidados com o bebê.

A visita do pediatra será feita diariamente, e a mãe acompanhará evolução do bebê.

No segundo dia de pós parto cesárea (caso o seu parto seja normal, ocorrerá no primeiro dia), a mãe receberá as orientações adequadas sobre a higienização corporal do bebê e também aprenderá os cuidados do coto umbilical.

Durante sua internação, a mãe também receberá orientações por escrito sobre aleitamento materno, icterícia, carteirinha de vacinação, exame do pezinho e as demais orientações.

Importante: A declaração de nascido vivo (DNV) do bebê estará disponível a partir do 1º dia de vida do seu bebê, para facilitar o registro de nascimento. O Hospital e Maternidade Santa Joana conta com o serviço de cartório muito próximo para facilitar a saída de alta já com o registro do seu bebê efetuado.

No dia da alta a paciente receberá orientações dos profissionais da instituição e terá oportunidade de esclarecer todas as suas dúvidas.

E no momento que deixar as acomodações do hospital será efetuada a leitura de todas as pulseiras de identificação de mãe e filho.