Conheça o Santa Joana

Centro Obstétrico

Tamanho do Texto:

O Centro Obstétrico do Hospital e Maternidade Santa Joana é referência em gestações de alto risco, bebês prematuros e gestações múltiplas. Conta com seis salas para parto cesárea e três suítes para parto normal.

Há também salas de pré-parto, onde as mães são preparadas para o procedimento e uma sala para recuperação pós-anestésica. Em todas as salas, há uma equipe de enfermagem que monitora a mãe e o feto.

Aqui, todas as enfermeiras possuem especialização em obstetrícia e têm vivência no acompanhamento do trabalho de parto, do parto e do pós-parto. Todas são treinadas constantemente para estarem atualizadas aos novos protocolos e equipamentos.

Centro obstétrico

Todos os bebês recém-nascidos são atendidos na chamada sala de atendimento neonatal, na qual recebem os primeiros cuidados e a complementação da identificação, que se inicia com a colocação da primeira pulseira, ainda na própria sala de parto. Na sala de parto, o bebê é recepcionado pelo neonatologista, pelo cirurgião pediátrico e pela equipe de enfermagem.

Em casos de gestantes com patologias ou de alto risco, existe uma equipe multidisciplinar que a acompanha desde a chegada até o momento da alta.

Salas de parto normal

Um momento tão mágico como este merece um espaço especial.

As suítes para parto normal, também conhecidas como LDR (Labor and Delivery Room) têm recursos criados para incentivar e dar todo apoio para o parto normal.

Confortável e seguro como as demais instalações de nossa maternidade, esse ambiente foi decorado de forma que se tenha a sensação de estar em casa. Em poucos segundos, painéis deslizantes são acionados, e a sala estará pronta com toda tecnologia e estrutura necessária para realização do seu parto.

Poder amamentar o seu bebê na primeira hora após o nascimento é também um benefício que as suítes para parto normal proporcionam para a mamãe.

As suítes para parto normal estão fisicamente dentro do Centro Obstétrico, a poucos metros das salas cirúrgicas, o que garante agilidade e segurança caso uma cesárea seja indicada.

Centro obstétrico

Alta tecnologia

Os equipamentos utilizados no centro obstétrico são de última geração: temos sofisticados monitores de pressão e oxigenação da mãe e do bebê. Para os bebês prematuros que respiram com dificuldade nas primeiras horas de vida, temos o equipamento chamado Neopuff (ventilador menos invasivo), que é fundamental para a assistência aos bebês prematuros e de baixo peso que precisam de oxigenação plena enquanto são levados para o berçário.

Outro diferencial é o aparelho de ultrassom com alto poder de resolução e manuseio, que enxerga entre uma vértebra e outra da gestante. Com o auxílio dele, é possível fazer a anestesia com ultrassom de forma bem mais precisa, garantindo maior segurança à mãe.

Centro obstétrico

Chegada do bebê

O ritual de chegada do bebê é um momento especial, por isso pensamos em como poderíamos compartilhar este momento com seus amigos e familiares. Num telão do lado de fora do Centro Obstétrico, logo que o bebê nasce, toda a programação é interrompida para todos observarem a primeira imagem do recém-nascido com todos os dados referente ao mais novo integrante da família. É a celebração da vida.