Conheça o Santa Joana

Conheça o Berçário

Tamanho do Texto:

Berçário

O Hospital e Maternidade Santa Joana dispõe de um berçário amparado por uma equipe multidisciplinar, de profissionais altamente treinados e especializados em neonatologia, que está disponível em período integral para auxiliar as mães no aleitamento materno durante todo o tempo que ela permanecer conosco. Nossos profissionais dedicam todos os cuidados aos bebês, de forma individualizada, humanizada com foco na segurança do paciente. No segundo dia as enfermeiras orientam a mãe de como amamentar e dão um banho demonstrativo no bebe.

Primeiros cuidados

Assim que nasce, o bebê é prontamente atendido pelo pediatra neonatologista, e após os primeiros cuidados, é encaminhado para berçário admissional em um ambiente aquecido, onde são realizados os primeiros cuidados para as primeiras horas de vida.

Lá ele permanece até sua adaptação ao meio externo, onde são realizados novos exames físicos, como o exame do olhinho (reflexo vermelho) e vacina gratuita para Hepatite B.

Do berçário admissional o bebê é transferido até o berçário do andar em berço adequado para transporte, depois, é encaminhado para acomodação materna onde é realizada a conferência das pulseiras da mãe e do bebê. Toda a movimentação do bebê dentro da acomodação hospitalar é acompanhada por uma profissional de enfermagem altamente qualificada.

Um berçário por andar

No Hospital e Maternidade Santa Joana há berçários em todos os andares. Assim possibilitamos um ambiente próximo a família, e acolhedor para a mãe e bebê.

Berçário

Atualmente o Hospital e Maternidade Santa Joana dispõe em seus berçários, em quase sua totalidade, câmeras interligadas ao sistema de imagem nos apartamentos que monitoram o bebê todo o tempo que ele estiver no berçário. Esta é a forma que encontramos de garantir, que mesmo a distância, você acompanhe seu bebê e saiba que ele está bem.

Somos pioneiros e uma das únicas maternidades do país a oferecer aos pais a possibilidade de monitorar o bebê através de câmeras, mesmo enquanto ele estiver no berçário.

Nossos berçários contam com equipamentos para controle do ambiente e climatização da temperatura. Diariamente os bebês são examinados pelo neonatologista até o momento da alta hospitalar, proporcionando um acompanhamento da evolução dos bebês nos seus primeiros momentos de vida.

Durante este período são realizados os exames mais importantes como: coleta do exame do teste do pezinho (coleta indicada somente após 48 horas de vida); triagem auditiva; 1º exame de audição e outros exames laboratoriais necessários. A vacina BCG (contra turbeculose) é recomendada que seja aplicada nos primeiros dias de vida do bebê. Também dispomos de especialistas como otorrinolaringologistas, ortopedistas, neuropediatra, cirurgião pediátrico e plástico, oftalmologistas, serviços de imagem especializados como ecocardiografia neonatal, ultrassonografia neonatal e radiologia neonatal. E para o complemento diagnóstico, caso se seja necessário, demais profissionais estarão sempre à disposição para novos exames solicitados pelo neonatologista.

Aleitamento materno

O Hospital e Maternidade Santa Joana incentiva o aleitamento materno através de um grupo de apoio as mães.

Berçário

Dispomos 24 horas por dia de um Grupo de Apoio a Amamentação composto por uma equipe multiprofissional, especializada em amamentação, para orientar as mães neste momento tão especial na vida de seus bebês. A equipe multidisciplinar apóia e orienta a amamentação, e presta assistência integral a mãe e bebê, proporcionando a resolução das possíveis dúvidas e vencendo as primeiras dificuldades para o sucesso da amamentação.

Banco de leite
Sabemos das dificuldades das mães para a amamentação de seus bebês prematuros, e por sermos referência internacional em UTI neonatal, criamos nosso próprio banco de leite, o maior da América Latina, para atender às suas necessidades. Assim, garantimos que 100% dos bebês prematuros nascidos aqui no Hospital e Maternidade Santa Joana recebam leite humano logo na primeira alimentação, desde que tenham condições clínicas para isso.

Identificação na sala de parto

Na hora do parto, os profissionais de enfermagem disponibilizam três pulseiras de identificação para o bebê, que são conferidas pelos pais antes do parto, e que serão colocadas no punho e no tornozelo. Após o nascimento, o bebê recebe as pulseiras na presença da mãe. Essa medida é fundamental para impedir o risco de qualquer falha na segurança.

Transporte do recém-nascido

O caminho do bebê entre o berçário admissional e o setorial é feito dentro de berços de transporte, por profissionais de enfermagem que possuem palm tops, e que conferem as informações das pulseiras do bebê com os dados do prontuário da mãe. Toda movimentação do bebê dentro do hospital é monitorada.

Berçário

Por medida de segurança o acesso ao berçário setorial e a UTI neonatal (hiperlink) é realizado por funcionários autorizados e cadastrados por biometria. Sempre que o bebê é levado para amamentação no quarto da mãe, o funcionário confere com o palm top os seguintes dados: crachá do funcionário, identificação da pulseira do bebê e código de barras da porta do quarto e na pulseira de identificação da mãe. Se os dados conferem, uma voz confirma a autorização.

Câmeras 24 horas

O Hospital e Maternidade Santa Joana conta com câmeras de segurança na recepção e em todas as áreas internas do hospital, que são monitoradas 24 horas por dia. Há câmeras projetadas para quase todos os leitos dos berçários.

Alta da maternidade

No momento da alta, a mãe recebe todas as orientações necessárias e um cartão de liberação de sua saída. A enfermagem confere os dados da mãe e do bebê ainda no quarto e os acompanha até a recepção da maternidade, onde um funcionário da segurança também confere as pulseiras de identificação da mãe e do bebê.