Conheça o Santa Joana

Banco de Leite

Tamanho do Texto:

O Hospital e Maternidade Santa Joana acredita na importância do leite materno, por isso incentiva e estimula às mães ao aleitamento materno.

Esta é uma prática que oferece muito mais saúde neste novo período da vida de seu filho. O leite materno é a maneira mais adequada de fornecer alimento para o bebê, pois contém todas as substâncias necessárias para o seu crescimento e desenvolvimento.

Além de proteção imunológica e fortalecimento do vínculo familiar, o leite materno também auxilia no desenvolvimento neurológico e psicológico da criança.

Dispomos 24 horas por dia de um Grupo de Apoio a Amamentação composto por uma equipe multiprofissional, especializada em amamentação, para orientar as mães neste momento tão especial na vida de seus bebês.

Banco de leite humano e lactário
Sabemos das dificuldades das mães para a amamentação de seus bebês prematuros, e por sermos referência internacional em UTI neonatal, criamos nosso próprio banco de leite para atender às suas necessidades.

Banco de leite

Possuímos o maior banco de leite do país em maternidade. Assim, garantimos que 100% dos bebês prematuros nascidos aqui no Hospital e Maternidade Santa Joana recebam leite humano logo na primeira alimentação, desde que tenham condições clínicas para isso.

Nosso banco de leite cuida do processamento para deixar o leite em condições ideais para a ingestão. Depois de coletado e identificado, o leite que não for utilizado nas primeiras 10 horas passa por um processo de pasteurização, onde é realizado um controle microbiológico para que fique em condições sanitárias para o consumo, para só então poder ser congelado e armazenado. Após a pasteurização este leite poderá permanecer armazenado por até seis meses. Assim, garantimos que todos os bebês internados em nossa UTI neonatal tenham acesso ao leite materno como o principal alimento.

Em 2009 coletamos mais de 3500 litros de leite humano.

Banco de leite

Sala de coleta
Aqui as mães têm a opção de usufruir de um espaço totalmente dedicado ao aleitamento materno. A sala de coleta é um espaço onde a mãe pode tirar o seu leite sob supervisão e oferecê-lo in natura ao seu filho nas primeiras 10 horas da retirada. É também o local onde recebem orientação de como tirar, armazenar e transportar quando a sua opção for realizar esse processo em casa e trazer para ser pasteurizado e armazenado em nosso banco de leite.

Somos o único banco de leite humano privado a trabalhar com a doação do excedente de leite materno pasteurizado em conformidade com as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Assim, as mães que autorizam a doação de seu leite excedente após a alta hospitalar de seu filho auxiliam na recuperação dos prematuros que continuam internados na nossa UTI neonatal. Em 2009 coletamos mais de 3500 litros de leite humano.