O que acontece com o intestino da mulher durante a gravidez?

Não é só o ventre da mãe que sofre alterações na gestação. Todo o corpo da mulher é alterado, inclusive o funcionamento intestinal.

Para auxiliar as mulheres que sofrem com algum desconforto no intestino durante a gravidez, o obstetra Dr. Luiz Fernando Leite, do Hospital e Maternidade Santa Joana, esclarece algumas dúvidas comuns e dá orientações para aliviar os sintomas.

O médico explica que as alterações intestinais geralmente podem ocorrer por dois motivos: o aumento da taxa de progesterona e o tempo de gestação, “já que quanto maior a idade gestacional, mais o útero comprime o intestino, causando menor movimentação e maior acúmulo de gases”.

Em caso de constipação, Dr. Leite recomenda laxantes naturais, como, por exemplo, à base de ameixa ou de fibras. Além disso, probióticos e lactobacilos são indicados. “É importante ressaltar que tudo isso só funciona se a grávida tomar água – pelo menos dois litros por dia – associado com atividades físicas e boa alimentação,” lembra o obstetra.

Hemorroidas também podem surgir na reta final da gravidez, quando o intestino é pressionado pelo útero. “Nesse caso, entramos com remédio para hemorroida, muita água, dieta com fibra e, às vezes, até indicação de anestésicos,” indica o médico.

A gravidez não deve alterar a quantidade de vezes que a mulher vai ao banheiro para defecar. Também não é comum que a gestante fique com o intestino solto ao longo dos 9 meses. É importante estar atenta à consistência das fezes, adverte Dr. Leite: “o problema maior é o endurecimento delas”.

Por isso, a dieta é importante. Prefira alimentos com fibras, como folhas verdes e tudo o que for integral, como farelo de aveia ou granola. Dentre as frutas, coco é uma boa opção para soltar o intestino. Por outro lado, evite maçãs, que causam o efeito contrário. Também diminua o consumo de massas, queijos, brócolis, berinjela, repolho, refrigerantes, comidas que fermentam e distendem a barriga acumulando gases.

E lembre-se, exercícios físicos melhoram nosso ritmo intestinal. “Mas vale lembrar mais uma vez que é imprescindível conversar com o obstetra sobre os esportes antes de começar a praticá-los,” reforça o médico.

Clique aqui e leia a reportagem completa no site Bebê.com

Share

Uma resposta para O que acontece com o intestino da mulher durante a gravidez?

  1. Rafaela says:

    Oi!!! Eu tive muitos problemas intestinais na minha primeira gravidez e com certeza o que me salvou foram os exercícios físicos. Melhorei muito e nem precisei de laxantes ou remédios artificiais.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*