Menopausa: Como Amenizar os Sintomas

Inevitável, a menopausa é parte do ciclo de vida da mulher. Com o fim dos ciclos menstruais, o corpo feminino passa por muitas alterações, com sintomas desagradáveis, como sensação de calor, mudanças na libido, insônia, incontinência urinária. Em alguns casos há sintomas mais graves, que podem surgir depois, informa Luciana da Costa, nutricionista do Hospital e Maternidade Santa Joana:

“Alguns sinais podem aparecer mais tardiamente como alterações de humor/depressão, doenças cardiovasculares, osteoporose, doença de Alzheimer”.

Para amenizar os sintomas, a nutricionista indica alimentos a base de soja, que contêm isoflavonas, substância que reduz as ondas de calor. Outro alimento que deve entrar para a dieta é a semente de linhaça dourada, maior fonte de lignanas que “podem auxiliar a melhorar os sintomas da menopausa, pois tem papel importante na regulação hormonal,” explica Luciana.

Outras indicações são alimentos fontes de cálcio e vitamina D, para a saúde óssea, e suco de uva integral, que possui resveratrol, substância que auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares. Já o que deve ser evitado: alimentos condimentados, processados e apimentados, chocolate ao leite, chá, café, refrigerantes e bebidas alcoólicas, além de preparações gordurosas – carnes gordurosas, leites e derivados gordos.

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