Enjoo na Gestação: É Possível Controlar

Quem está grávida ou já teve filhos sabe que o enjoo no primeiro trimestre não é um mito. Inclusive, ele é bastante comum no início da gestação e pode ser controlado.

Se as náuseas não forem muito fortes, é possível diminuir seus efeitos com soluções caseiras simples. “Se ela apenas enjoa, pode continuar tratando em casa; ela só vai emagrecer, mas não vai desidratar,” diz o obstetra Dr. Luiz Fernando Leite, do Hospital e Maternidade Santa Joana, que recomenda tomar bebidas geladas, cítricas e manter uma dieta seca. “O importante é ingerir tudo em pequenas quantidades. Não se deve forçar a ingestão de qualquer alimento”, explica o médico. Além disso, é bom evitar alimentos muito gordurosos.

Já em casos de enjoos mais severos, quando a mulher não suporta cheiros fortes e vomita com frequência, muitos médicos indicam antieméticos, remédios específicos para enjoo, que provocam sonolência. “Às vezes, a paciente já tomou todos esses medicamentos e continua vomitando ou nauseada. Se ela está vomitando, teremos que hidratá-la devido à perda de sódio, potássio, cálcio e magnésio. Ela terá que tomar soro no pronto atendimento ou até mesmo internar. Um caso de hiperêmese é caracterizado por vômito por mais de cinco vezes por dia,” alerta o Dr. Luiz Fernando Leite.

Em situações como essa ou se ocorrer qualquer sintoma fora do normal, a gestante deve ser encaminhada para um pronto atendimento.

Share

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*